Paróquia S.Francisco
Paróquia S.Francisco

História da Paróquia

Em campos sales viveu um cidadão e homem religioso, de nome Azarias Sobreira, que se tornou padre e morou por certo tempo no povoado de Salitre. Nas suas convicções, não via como apropriado que as missas e demais movimentos religiosos ocorressem onde também ocorriam as atividades comerciais. Dessa sua discordância nasceu a iniciativa que fez erguer-se a capela São Francisco de Assis, o padroeiro de Salitre.

 

Mas a ideia da construção não veio dele. Na verdade, há controvérsias em relação ao fato, pois de um lado diz-se que a capela teve como precursor Antonio Leite de Alencar e de outro, é dito que foi Francisco Lopes a quem coube não só a doação do terreno para erguer o monumento, como também, e principalmente, reunir a comunidade para convencê-la acerca da necessidade de se fazer empreender uma capela. Com alguma dificuldade, houve concórdia e, com a comunidade integrada, ergueu-se no espaço o que hoje é a paróquia São Francisco de Assis.

 

Até 1956, que seria a data provável da construção da capela, todo e qualquer movimento religioso dava-se por sobre o tamboril grande. Batizados, casamentos,celebrações e missas ocorriam ali mesmo, a céu aberto.

 

A capela fora erguida a duras penas. Tudo, desde os tijolos queimados ao material da cobertura, fora feito ali mesmo pelas mãos de pessoas corajosas. Segundo consta em relatórios não oficiais, decidiu-se homenagear São Francisco de Assis devido a Francisco Lopes, suposto lider nesse fato relevante para a história de Salitre.

 

A capela São Francisco de Assis passou por diversas reformas, reformas estas que partiam da iniciativa da comunidade local. A construção original na verdade não possuia mais que 60 metros quadrados, e somente de pouco em pouco é que foi se estruturando melhor para acolher aos devotos nos dias de missa.

 

Diversos padres celebraram na capela. O primeiro deles foi Padre Baldomiro, o qual foi seguido por outros padres renomados, como o próprio Padre Azarias Sobreira, Padre José, Dom Nilton, Padre Nobre, Padre Manoel Pereira, Padre Andrade, Padre José Wilton, Padre Adalton, Padre George de Brito.

 

Em 2012,  quando a capela era comandada por Padre Cícero José, requisitou das autoridades religiosas competentes que a igreja de São Francisco de Assis se tornasse uma paróquia, não dependendo mais da paróquia de Nossa Senhora da penha, de Campos Sales. Muitas pessoas se empenharam para verem isso ocorrer, como políticos da cidade e membros eclesiásticos. De fato, presenciaram em 04 de outubro do mesmo ano a oficialização da indepedência do catolicismo salitrense. (Livro cuia grande-Emanoel Neto)

O atual administrador é o Padre José Vicente dos Santos.